Salvador nos dá a oportunidade de conhecer o Brasil todo por meio da sua diversidade. É preciso saber explorá-la para mergulhar num turbilhão cultural e de experiências emocionantes. Descubra formas ativas de amar a cidade: mergulhando fundo nas suas águas, subindo a cidade para ficar perto da história, ou descendo para ficar junto ao mar que explode em ilhas. Saboreando quitutes tão quentes quanto suas baianas tipicamente vestidas; entrando no sincretismo da sua alma religiosa, de singelas escadarias a templos “gravidos” de ouro. Vivenciando Salvador como você gosta, como a cidade é.
Contemple, dê uma geral na cidade a bordo do Salvador Bus

Salvador gosta do calor humano, mas dá um refresco. O Salvador Bus é uma forma prática de conhecer os principais pontos históricos da cidade no melhor estilo sightseeing internacional– o percurso é feito num ônibus estilo inglês, de dois pisos, sendo o último descoberto, para sentir o clima e oferecer uma visão 360 graus da cidade. Basta comprar um ticket “City Tour Ônibus” no site oficial, nos hotéis ou nos shoppings de Salvador, onde o bus também tem pontos de embarque e desembarque. Uma fitinha no pulso garante a você poder desembarcar e reembarcar. E aí está o mais bacana: como o roteiro é circular, permite que você desça para aprofundar sua visita em cada ponto, tirar fotos, fazer selfies, almoçar e tudo mais, e depois pegar outro ônibus do circuito para seguir o passeio. Sem descer, o passeio completo é de cerca de quatro horas e opera de segunda a sexta feira.

Dica: Aproveite a parada no Mercado Modelo para subir pelo Elevador Lacerda e aproveitar o mirante para uma vista espetacular da Baía de Todos-os-Santos, do Mercado Modelo e do Forte de São Marcelo, e seguir para um passeio a pé pelo Pelourinho e outras atrações do Centro Histórico como a Igreja de São Francisco de Assis.

A rota do Bus Salvador também inclui percorrer a zona litorânea da cidade para ver cartões-postais da cidade como o Farol da Barra e a Praia do Porto da Barra, com águas limpas e piscinas naturais, próprias para banhos e esportes náuticos, como windsurfe. É a preferida dos soteropolitanos. Mesmo depois do pôr do sol, a praia mantém movimentação graças à Iluminação noturna.

A rota do Bus Salvador também inclui percorrer a zona litorânea da cidade para ver cartões-postais da cidade como o Farol da Barra e a Praia do Porto da Barra, com águas limpas e piscinas naturais, próprias para banhos e esportes náuticos, como windsurfe. É a preferida dos soteropolitanos. Mesmo depois do pôr do sol, a praia mantém movimentação graças à Iluminação noturna.

Vale curtir a vista do Dique Tororó, entre os bairros de Tororó e Brotas, com as esculturas de orixás “flutuando” sobre as águas. Trata-se de uma represa construída em 1671 para proteger a cidade de invasões. Hoje é uma área de esporte e lazer arborizada, que reúne espécies da Mata Atlântica, com centros comunitários, pista para corridas, pedalinhose restaurantes. As doze esculturas de orixás são obras do artista plástico Tati Moreno.

Um dos mais fantásticos pôr do sol de Salvador acontece na praia da Penha, no antigo bairro da Ribeira , localizado na península de Itapagipe, na Cidade Baixa. O charmoso bairro é conhecido pela vida boêmia, pelos barzinhos, restaurantes de culinária típica baiana, pelo incomparável sorvete da Sorveteria da Ribeira e pelas tradicionais disputas de remo na Enseada dos Tainheiros . Por ali, também se encontram a Igreja da Penha.

Acione a câmera a fotográfica! Contemplação nível 100 oferecida pertinho da igreja do Bonfim, no Forte de Nossa Senhora de Monte Serrat, considerado a mais bela construção militar do período colonial brasileiro. Foi erguido entre 1583 e 1752, numa posição estratégica no alto da ponta mais avançada da península, no limite norte de Salvador. Por isso, a vista da entrada da Baía de Todos-os-Santos é privilegiada, vendo-se de um lado Salvador e do outro a Ilha de Itaparica. Além do Forte, estão reunidos no local o Farol de Monte Serrat e a pequena igreja.

Dica: No local, baianas vendem acarajés fritos na hora e o restaurante do local oferece mesinha portátil para acoplar nas grades e deixar o viajante tranquilo para curtir de perto a paisagem, acompanhado de um bom prato da culinária baiana.
Para andar com fé, uma parada no alto da Colina Sagrada

No local fica a mais tradicional igreja de Salvador, Basílica Nosso Senhor do Bonfim, erguida em 1745 e considerada o maior centro de fé católica e símbolo máximo do sincretismo religioso (o Senhor do Bonfim é identificado pelos adeptos do candomblé a Oxalá). É lá que acontece a famosa Festa da Lavagem do Bonfim, evento que ocorre todos os anos na segunda quinta-feira do mês de janeiro, após o Dia de Reis, quando as escadarias da igreja são lavadas com água de cheiro por baianas ao som de cânticos africanos. Aproveite para amarrar a sua fitinha do Bonfim nas grades da igreja , dando três nós e fazendo três pedidos.
Deslize na Baía de Todos-os-Santos,conheça Salvador por outro ângulo

A maior baía do Brasil, com 900 quilômetros quadrados e 200 quilômetros de extensão perimétrica, oferece todos os cenários: 56 ilhas, rios navegáveis, águas cristalinas, matas e manguezais. Um convite para velejar ou simplesmente aproveitar os vários passeios de escuna oferecidos e que partem do Terminal Marítimo rumo às ilhas dos Frades e de Itaparica, com direito a novas perspectivas cênicas da Cidade Alta e da Cidade Baixa, da península de Itapagipe, onde está localizada a Igreja do Bonfim, e do Forte São Marcelo. O passeio inclui paradas para banhos de mar como em Itaparica, na Praia de Ponta de Areia, de águas mornas e rasas, e para degustação da típica culinária baiana. Durante o percurso, você ainda pode ser surpreendido no barco por sambistas animados, afinal você está na Bahia. Aproveite o clima.

Itaparica merece mais tempo de visita. É a maior ilha marítima do Brasil, está localizada a 26 quilômetros de Salvador. É cercada por grande barreira de corais na parte voltada ao oceano e por manguezais, pequenas vilas de pescadores e ilhas particulares na parte continental. Na Vila de Itaparica, construções históricas dos séculos 17 e 18 se mantêm presentes, além do Parque da Fonte da Bica, com uma fonte de água mineral considerada das melhores do país.
Mergulhe, conheça Salvador debaixo d’água

Aí está uma forma diferente e divertida de explorar Salvador, conhecendo a diversidade de sua fauna marítima e tesouros deixados no fundo mar – objetos e até embarcações naufragadas à disposição dos mergulhadores. Águas mornas e pontos de mergulho não faltam: para os iniciantes, o Porto da Barra. A poucos metros da faixa de areia, é possível descer a 12 metros de profundidade ao encontro do navio Maraldi, afundado em 1875. O espetáculo conta com corais, dança de cardumes coloridos de lebistes e mais de 250 espécies de peixes, além de caranguejos, lagostas e moluscos. Da orla à Baía de Todos-os-Santos são mais de dez pontos ideais para a prática do mergulho. Existem navios portugueses e holandeses naufragados um ao lado do outro em razão de batalhas ocorridas no século 19.
Dica: Importante verificar se a escola e o mergulhador são certificados. Se tiver dúvidas, procure a Marinha Mercante para saber se a escola é autorizada ou não. A atividade é permitida a partir dos 10 anos de idade.
Entre no ritmo, sinta o sabor de Salvador

Rumo ao bairro mais boêmio de Salvador, Rio Vermelho, que Jorge Amado frequentava e que continua atraindo escritores, artistas, jovens descolados e variados grupos e estilos. É considerado point gastronômico. Lá se encontra o maior número de tabuleiros de baianas de acarajé famosas, como da Dinha, considerado o melhor acarajé de Salvador pelos próprios nativos. Barzinhos nos largos de Santana e da Mariquita e nos boxes do Mercado do Peixe. De frente para o mar e abertos 24 horas, os boxes oferecem pratos como escondidinho de camarão e pratos típicos como a famosa moqueca baiana e o vatapá. Por lá, rola muito som que não se limita ao axé, há points de música eletrônica e casas com programação variada com festas que tocam de tudo um pouco.

Dica: No Bairro Vermelho está uma das colônias de pescadores mais conhecidas, que todos os anos realizam oferendas à Iemanjá, festa que acontece no dia 2 de fevereiro e já faz parte do calendário de eventos da Bahia.
Para passeios em Salvador, lembre-se que no Portal do Assinante encontram-se todas as opções de hospedagens para Salvador para você fazer a sua reserva ali mesmo, com as diárias do seu Plano, além de adquirir passagens aéreas, contratar passeios, fazer locação de a carros e outros serviços, usando a Assinatura de Viagens RDC, com total autonomia ou com assessossoria completa dos nossos especialistas.