Experiencie Portugal sem sair do Brasil

Não é somente o idioma que Brasil e Portugal compartilham. As influências gastronômicas e arquitetônicas lusitanas permeiam as cidades brasileiras e  mantêm vivas as memórias e tradições portuguesas em terras brasileiras.

É possível viajar por Portugal sem sair do Brasil, conhecendo mais sobre a arte, costumes e culinária de Norte a Sul do País. Ruas de paralelepípedos, casas e azulejos coloridos envolvidos ao sabor marcante dos peixes acompanhados por um bom vinho são experiências únicas possíveis de serem vividas pertinho de você.

Onde curtir as influências portuguesas na arquitetura

São inúmeras as cidades brasileiras com influências portuguesas, por conta de toda a nossa colonização e ligação direta com Portugal, mas algumas cidades tornaram-se rota obrigatória para quem quer conhecer mais sobre as heranças culturais, além de terem se tornado verdadeiras fendas no tempo, levando o viajante diretamente para um Brasil Colônia repleto de arte barroca e muita cultura além-mar. 

Ouro Preto (MG)

Caminhar pelas ruas de Ouro Preto é como andar em um museu a céu aberto, repleto de arte barroca com influências portuguesas e se deparar com obras do grande artista Antônio Francisco Lisboa, o “Aleijadinho”, que estão por toda a cidade. A arquitetura colonial também é um brinde aos olhos e rende ótimas fotos entre as cores das fachadas das casas e os azulejos portugueses. O grande ápice da visita é conhecer as diversas igrejas, que são pura arte barroca mineira desenvolvida nos séculos XVII e XIX,  assinadas por nomes de grandes artistas, como Francisco Xavier de Brito e Manuel de Brito, portugueses radicados no Brasil,  Mestre Ataíde , mineiro de Mariana, e  Manuel Francisco Lisboa, arquiteto português e pai do “Aleijadinho”.

Salvador (BA)

Considerada a obra barroca mais rica do País, a Igreja e Convento de São Francisco fica no Centro Histórico de Salvador e é classificada como uma das Sete Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo. A visita é uma viagem a Portugal no século XVII, com sua arquitetura imponente e com detalhes dos tradicionais azulejos portugueses. A igreja permanece como uma verdadeira cápsula do tempo, que embarca o visitante diretamente ao passado. A igreja é um patrimônio tombado pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e carrega em seu interior uma riqueza artística do período barroco brasileiro, repleta de pinturas e detalhes cravados em ouro. Continuando o passeio pela Portugal baiana, é possível curtir as ladeiras e casarões coloridos do Pelourinho, um dos mais tradicionais pontos da Bahia, que guarda muitas influências lusitanas.

Paraty (RJ)

As ruas pé-de-moleque da cidade de Paraty e a influência barroca nas construções das casas, que foram distribuídas em ruas traçadas do nascente para o poente e do norte para o sul, fazem da experiência pela cidade uma viagem para um local preservado pelo tempo. Tudo em Paraty é carregado de história: as casas, os restaurantes, a igreja. É uma verdadeira vila de pescadores portugueses no litoral carioca. O Centro Histórico é considerado pela Unesco como o conjunto arquitetônico colonial mais harmonioso do País e é tombado pelo Iphan como patrimônio nacional. Paraty fazia parte do “Caminho do Ouro”, feito em 1728  para levar o ouro extraído de Minas Gerais até o Rio de Janeiro.

Tempero português em destinos nacionais

Os portugueses influenciaram muito a culinária brasileira. Encontramos por todo o País receitas com inspirações lusitanas que já tomaram vida própria e tornaram-se pratos legitimamente brasileiros com as adaptações de ingredientes e sabores. Mas, algumas regiões brasileiras ainda mantêm intocadas as tradições portuguesas, criando uma deliciosa  experiência de sabores que são uma verdadeira passagem para Portugal.

Santo Antônio de Lisboa (SC)

Uma experiência que reúne o melhor da gastronomia típica dos Açores a muito artesanato e belos casarões com fachadas de arquitetura barroca, Santo Antônio de Lisboa preserva todo o charme de uma pequena vila portuguesa. Com pratos típicos da culinária litorânea portuguesa, o pequeno vilarejo catarinense reserva muitas opções em frutos do mar acompanhados de batatas e muita azeitona, tudo regado ao saboroso azeite português e vinhos refrescantes para serem degustados apreciando a vista privilegiada da orla marítima que a região oferece a seus visitantes, como é o caso da famosa tainha escalada.

São Roque (SP)

O interior de São Paulo também é repleto de experiências portuguesas, como as que podem ser vividas na cidade de São Roque. A região possui variadas opções de gastronomia portuguesa, além de vinícolas onde os visitantes podem vivenciar a experiência de colheita e até mesmo a pisa das uvas, que normalmente acontecem entre dezembro e fevereiro. Alguns empreendimentos remontam, inclusive, a região de Águeda, com as sombrinhas coloridas para que os visitantes possam fazer fotos lindas e experienciar momentos únicos. A cidade é um convite perfeito para admirar as belezas naturais e apreciar o melhor da culinária portuguesa. Alguns locais contam com adaptações entre clássicos brasileiros e portugueses, tendo como resultado a coxinha de bacalhau, uma invenção saborosa que brinda os dois países.

Com a Assinatura de Viagem da RDC você pode viajar para Portugal ou programar passeios pelos destinos portugueses do Brasil. Uma experiência completa que reúne sabores, aromas, cores, arte e arquitetura, para guardar nas fotos e nas memórias.

Conte com a assessoria de viagem da RDC para planejar a sua próxima viagem e usar com sabedoria a sua Assinatura.