Barra, onde o sol nasce e se põe no mar de Salvador (e ainda tem o Farol, o Forte, a Praia do Porto).

A Barra, onde fica o famoso Farol da Barra, cartão postal de Salvador, é um bairro nobre e especialmente rico em histórias e atrações. Sua localização na península de Salvador é privilegiada: ocupa seu vértice, na extremidade sul da cidade, o que garante ver o sol nascer e se por sempre no mar. De um lado é banhado pelo Oceano Atlântico e, do outro, acolhe as águas da Baía de Todos os Santos.

Vale a pena curtir a Barra como ela merece: fazendo um roteiro mesclado de natureza e de história, com direito a caminhadas, pedaladas e banhos de mar. Percorra mais de 500 anos de história do Brasil e da primeira capital brasileira. Você pode partir da Ponta do Padrão, em frente à Baía de Todos-os-Santos. Padrão é o nome dado ao marco de posse português. Ele foi instalado ali, em 1º. de novembro de 1501, Dia de Todos-os-Santos, o que inspirou o nome dado à baía. No local, hoje, encontra-se o Farol da Barra ou Farol de Santo Antônio, inaugurado em 1698, após o naufrágio de várias embarcações, como o Galeão Sacramento, e recebeu algumas reformas nos séculos 18 e 19.

ponta-do-padrao

Dica: Conheça a estrutura do farol, seu maquinário de 120 anos, ainda em uso. Suba as escadas da torre, uma espiral de 22 metros de altura, que leva para uma vista de 360 graus da Baía de Todos-os-Santos e do mar aberto. Se não quiser subir, assista da praia o pôr do sol, enquanto o faroleiro acende a luz do farol que será desligada apenas ao amanhecer. Uma luz que pode ser vista a 60 quilômetros de distância.

O Farol da Barra foi instalado dentro do Forte de Santo Antônio da Barra, erguido em 1534, a mais antiga edificação militar do Brasil, e teve função estratégica importante durante a invasão holandesa, que durou um ano, de 1624 a 1625, quando foi recuperado pelos portugueses. Delicie-se com a arquitetura do prédio e conheça o Museu Náutico da Bahia, instalado no Forte. Aproveite para ficar perto de achados arqueológicos submarinos, de uma coleção de instrumentos de navegação e sinalização náutica, maquetes, miniaturas de embarcações portuguesas, espanholas, mapas de navegação, documentos e objetos que contam a história, a geografia, a cultura da Baía de Todos-os-Santos sob o ponto de vista da vida marítima, militar e administrativa da cidade de Salvador.

museu-nautico-da-bahia

Aproveite o projeto de revitalização de toda a orla marítima de Salvador para percorrer a orla da Barra que ganhou espaço compartilhado, onde pedestres, ciclistas e motoristas trafegam em um mesmo piso nivelado, e pare para curtir a praia mais perto do centro, Porto da Barra, banhada pela Baía de Todos-os-Santos, com águas limpas, piscinas naturais e mar de águas calmas, perfeito para a prática de esportes náuticos, como o windsurfe. Com iluminação noturna e muitas opções de bares e restaurantes, o agito é garantido até mais tarde. Desde 2007, Porto da Barra vem entrando nas listas das 50 melhores praias do mundo pelo site de turismo da CNN e também pelo jornal inglês The Guardian, especialmente pelo cenário e pela beleza do pôr do sol.

porto-da-barra

Dica: Aproveite para conhecer o Marco de Fundação da Cidade do Salvador, instalado na praia, inaugurado em 1952, esculpido em pedra de lioz portuguesa, com o símbolo da Coroa Portuguesa e a Cruz de Cristo.

Siga até a Praia do Farol da Barra palco de festas de Salvador, como o Réveillon e o Circuito de Carnaval Barra-Ondina. Além do Farol como cenário de fundo, piscinas naturais se formam na maré baixa, um calçadão para caminhadas e para ver e ser visto completam a beleza do lugar e fazem parte da diversão.

praia-do-farol-2

Continue caminhando pela Praia do Farol da Barra e vá até aonde ela termina, no Morro do Cristo. Suba para apreciar de perto a escultura de sete metros de altura do Cristo Redentor, feita em mármore de Carrara pelo artista italiano Pasquale de Chirico, inaugurada 11 anos antes do famoso Cristo Redentor do Rio de Janeiro. Você será presenteado durante a subida por um morro com gramados e coqueiros que ajudam a fazer sombra para chegar até o alto e ficar frente ao mar, para uma das vistas mais deslumbrantes de Salvador, aos pés do Salvador que dá nome à cidade.

morro-do-cristo-2

O bairro da Barra é um destino dentro do destino Salvador, e reserva ainda mais atrações, como o Yacht Clube da Bahia, fundado em 1935Forte de Santa Maria, no Porto da Barra, construído a partir de 1614; a histórica Igreja de Santo Antônio da Barra, fundada entre 1595 e 1600, no alto de uma colina, com vista panorâmica para a Baía de Todos-os-Santos, além da importância histórica do Cemitério Britânico, construído em 1814que marca a presença inglesa na Bahia e a sua participação político, social, artístico e cultural, especialmente a partir da abertura dos portos em 1808.

sede-nautica-yacht-clube-da-bahia3

Se você está planejando conhecer a Bahia culturalmente e também para explorar toda a sua beleza natural, considere Salvador e reserve um tempo para descobrir os segredos do bairro da Barra.