Experiências e atrações que emocionam!
A fé move montanhas e também viajantes. O maior centro de peregrinação religiosa da América Latina está localizado no Vale do Paraíba, no estado de São Paulo, a 188 quilômetros da capital e a 269 quilômetros do Rio de Janeiro, com acesso pela Via Dutra. Mais de 10 milhões de pessoas chegam anualmente à “Capital Mariana da Fé”, como a cidade de Aparecida é chamada, movidas pela fé e pelas experiências que poderão ser vivenciadas dentro e fora da principal atração da cidade: a Basílica de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, elevada a Santuário Nacional em 1984.
Dica: A cidade é muito quente e as atrações envolvem caminhadas, recomendando-se beber muito líquido, usar roupas leves, protetor solar, chapéu ou bonés. O tipo de calçado mais adequado é o tênis.
Com mais de 142 mil metros quadrados de área construída, a Basílica de Nossa Senhora Aparecida é a segunda maior do mundo, perdendo apenas em tamanho para a Basílica de São Pedro, no Vaticano. Projetada pelo arquiteto Benedito Calixto de Jesus, a Basílica foi construída em estilo neoclássico, na forma de uma cruz grega, no período de 1952 a 1955, e sagrada em julho de 1980, pelo Papa João Paulo II. Seu interior abriga a imagem original da santa padroeira, que teria sido encontrada por pescadores no Rio Paraíba, em 1717. A imagem tem apenas 39 centímetros e pesa pouco mais de 4 quilos.
Torre da Basílica
A Basílica de Nossa Senhora Aparecida tem capacidade para 75 mil pessoas. No seu subsolo encontram-se a Sala das Promessas, a Capela dos Batizados, Salão dos Romeiros (espaço para refeições) e outros apoios. Na Torre da Basílica estão os dois andares do Museu Nossa Senhora da Conceição Aparecida, que guarda relíquias de valor sacro e histórico e, no 18º. andar, o Mirante da Torre Brasília, de onde é possível ter uma vista privilegiada da cidade, de boa parte do Vale do Paraíba, do Rio Paraíba e da Via Dutra, que corta a cidade.
Passarela da Fé
A passarela liga a Matriz da Basílica, construída no século 18, à Basílica atual. O percurso dos 389 metros de extensão da Passarela da Fé, que tem o formato de “S” em homenagem a Nossa Senhora Aparecida, tem o poder de envolver várias emoções: um visual fantástico da cidade na sua parte mais alta e as demonstrações de fé dos romeiros e visitantes ao atravessá-la.
Matriz Basílica
Pela história que marca tudo que se tornou hoje o Santuário de Aparecida, por se consagrar símbolo de fé dos romeiros e até pela arquitetura e rica decoração interna, a visita é imperdível. Construída em 1745 em estilo barroco, a Basílica Velha, como é conhecida, foi a primeira igreja a abrigar a imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida. Sua marca registrada são os desgastados degraus de pedras na entrada, as duas torres e os sinos que, quando se dobram anunciando as missas, emocionam. Atenção para o altar-mor e o retábulo construídos em mármore de Carrara, na Itália, e os púlpitos esculpidos em cedro.
Porto Itaguaçu
O passeio leva ao Rio Paraíba do Sul, no local onde os três pescadores resgataram das águas a imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, em 1717. Ali foram construídos uma singela capela, com uma parede de vidro atrás do altar, que permite observar o Rio Paraíba, e um monumento aos três pescadores, formando o cenário perfeito para preces. Para completar, guias contam toda a história do encontro num gostoso passeio de balsa, subindo ou descendo o rio. Uma das opções do passeio é ir de charrete até o local, com saídas da área do Santuário Nacional de Aparecida.
Teleférico ou “bondinho da fé”
Embarque na Estação Santuário, situada junto na Basílica Nova ou na Estação Cruzeiro, no Morro do Cruzeiro, e acomode-se numa das 47 cabines do teleférico. Curta o passeio aéreo a bordo de coloridos bondinhos que ligam a parte baixa da cidade, onde está a Basílica nova, à parte alta, onde está a Basílica Velha, no Morro do Cruzeiro. A visão panorâmica da cidade é belíssima. A viagem leva de 5 a 8 minutos e percorre 1.170 metros sobre a cidade e a Rodovia Presidente Dutra, vencendo um desnível de 115 metros. O transporte veio facilitar o acesso ao Morro do Cruzeiro.
Dica: Viajantes sugerem comprar passagem só de ida para o teleférico para descer a pé o Morro do Cruzeiro. Pelo caminho, painéis em estilo neoclássico desenham a Via Sacra e marcam as 14 estações da Paixão de Cristo.
Mirante do Morro do Cruzeiro
Além da Via Sacra, na altitude de 685 metros, o Morro do Cruzeiro apresenta um Mirante. Ele é composto por uma torre de 30 metros de altura com dois elevadores panorâmicos e, no topo, uma área envidraçada que permite vista panorâmica do Santuário de Aparecida e de toda a região do entorno da cidade.
Dica: Guaratinguetá está localizada a apenas cinco quilômetros de Aparecida. É lá que fica a famosa Igreja de Frei Galvão, o primeiro santo brasileiro.
Museu de Cera
A mais nova atração do Santuário Nacional de Aparecida, o Museu de Cera temático, promete emoções diferentes. Vinte cenários e 70 estátuas construídas em tamanho real ajudam a contar histórias de vida, de devoção e respeito à Padroeira do Brasil. Personalidades e passagens como a vinda do Papa João Paulo II, do Imperador Pedro I, do Papa Francisco e até o ex-jogador Ronaldo Fenômeno estão retratados. O cenário mais emocionante está na entrada e conta a história dos três pescadores quem encontraram a imagem nas águas do Rio Paraíba.
Se a sua próxima experiência de viagem inclui um roteiro de fé, confira as opções de hospedagens dos parceiros RDC na região de Aparecida. Conte com a nossa Central de Reservas.