Visto impresso para o México volta a ser obrigatório

Já está valendo! Os viajantes brasileiros que têm o México como próximo destino precisam agora apresentar o visto físico para entrar no País. 

Para curtir as praias de Cancún com suas águas cristalinas e areia clarinha ou qualquer outro destino no México, agora é preciso apresentar o visto impresso para entrar no país. 

A novidade passou a valer no mês de agosto deste ano para viagens de turismo, culturais ou de trabalho, e não será mais permitida a entrada com aquela simples autorização que era emitida eletronicamente. 

Se está planejando curtir tacos apimentados, chilli, músicas dançantes e algumas das melhores praias do mundo, você pode contar com a nossa assessoria completa de viagem, mas a nossa orientação é que você, ao decidir realizar uma viagem para o México, primeiro tire o visto, que custa US$48 e é válido por 180 dias a partir da data de emissão.

É um processo simples, mas sem intermediários, portanto só você pode fazer. A emissão do visto depende de um agendamento na embaixada do México, em Brasília, ou nos consulados do país em São Paulo ou Rio de Janeiro. É possível agendar a visita pelo site da Secretaria de Relações Exteriores neste link.

No site do consulado do México em São Paulo também é possível consultar todas as informações necessárias para obtenção do visto, como os documentos exigidos para apresentação e outras considerações.

Com o visto emitido, fica mais seguro planejar a sua viagem. Conte a assessoria completa da nossa equipe de consultores para você explorar toda a flexibilidade da sua Assinatura de Viagem, seja para hospedagens, passeios, passagens aéreas e toda assessoria de viagem necessária para que sua visita ao México seja tão perfeita quanto aquele marzão azul turquesa de Cancún. Depois, é só  postar muitas fotos marcando nosso perfil do Instagram para que possamos acompanhar a sua experiência de viagem!

Anota aí, que é útil!

Informações gerais importantes da Secretaria de Relações Exteriores do México

Horário de atendimento:

De segunda a sexta-feira (exceto feriados) das 09:30 às 12:30 horas (exclusivamente aos solicitantes de visto com agendamento prévio).

Horário para retirar vistos: 

De segunda a sexta-feira (exceto feriados) das 13:00 às 14:00 horas.

Prazo de entrega dos vistos:

Geralmente os vistos aprovados são entregues no mesmo dia da solicitação. Porém, esse prazo pode variar ocasionalmente, dependendo dos seguintes fatores:

  1.  A necessidade de conferir as informações declaradas e a validade dos documentos apresentados.
  2.  Fatores técnicos na impressão dos vistos ou na rede.
  3.  Fatores alheios ao Consulado. O pagamento tem que ser feito no mesmo dia, para que a data de entrega seja mantida.

Informações importantes:

  • Não é necessário usar intermediários ou despachantes para obter serviços consulares.
  • Não se aceitam despachantes para encaminhar solicitações de vistos.

Duração e vigência do visto:

  • Duração máxima: 10 anos.
  • A vigência do visto começa a partir da data de expedição. As datas de emissão e de vencimento aparecem no próprio visto.
  • Dependendo da categoria migratória, dos documentos recebidos e da entrevista consular, o Consulado pode outorgar vistos de curta duração (até 180 dias) ou de longa duração (10 anos).
  • Nota: O agente migratório determinará o tempo máximo de estadia no momento de entrada no México e pode solicitar comprovantes de solvência econômica, de alojamento e revisão da passagem aérea.
  • Os vistos para permanecer por um prazo maior aos 180 dias são válidos por uma entrada. Ao viajar ao México, durante os primeiros trinta dias contados a partir da entrada ao país, seu titular deverá obter a carteira de residência (antigamente conhecida como FM3) em uma Delegacia do Instituto Instituto Nacional de Migración (INM) https://www.gob.mx/inm e pagar a taxa correspondente. A vigência da carteira contará a partir da data de expedição (as datas constarão na frente e verso). Os solicitantes são informados devidamente durante a entrevista.

Fonte: Secretaria de Relações Exteriores – Consulado do México no Brasil.