Como escolher um hotel que combine com a sua viagem?

É um fato. Cada viagem é única, assim como cada hotel. E esse é um texto que tem a pretensão de ajudá-lo a desvendar esse universo hoteleiro. Chega mais, vamos fazer juntos essa viagem!

A hora da viagem é a hora mais esperada para quem está a aguardando há tempos esse momento. É um sonho se realizando, expectativas nas alturas, planos e mais planos pipocando na cabeça, e aquela vozinha dizendo que você mereceu tudo isso. Tudo conspira a seu favor: o dia está lindo, o caminho foi sem dificuldades até chegar ao hotel e perceber que não era nada daquilo que você imaginou. Uma palavra define: FRUSTRAÇÃO.

Não tem jeito. É um baita balde de água fria, mas estamos aqui para explicar tim-tim por tim-tim para que você não tenha essa sensação. Afinal das contas, viajar é bom demais, e aquela vozinha estava certa: você merece!

Antes de mais nada, para compreender esse universo hoteleiro, é bom entender os tipos de hotéis que existem. Desta forma, a hora da escolha fica ainda mais fácil.

Tipos de estabelecimentos hoteleiros

Hotel

Os hotéis são estabelecimentos que oferecem cama, banho e alimentação. Eles também devem disponibilizar infraestrutura e conforto ao seu hóspede. Há estabelecimentos que dispõem de piscinas, saunas, academias, sala de jogos etc. O que vai mudar entre os vários tipos de hotéis são os serviços oferecidos, como, por exemplo, disponibilidade de internet e recorrência de troca de roupa de cama.

Resort

Os resorts são hotéis em que oferecem mais infraestrutura ao hóspede, com uma estrutura voltada para o entretenimento e o lazer. Em regra, eles devem oferecer serviços de estética, atividades físicas, recreação e contato com a natureza, com apelo para a sustentabilidade. Aliás, esse último fator, faz com que esses estabelecimentos sejam majoritários em áreas que não sejam urbanas.

A alimentação também é diferenciada, contando com o famoso all inclusive, ou seja, um pacote de refeições fechado previamente, servidos em sistema de self-serve com buffets no café da manhã, almoço e jantar que contemplam  petiscos e bebidas, ou, como nas mudanças pós-covid, em la carte com mais personalização.

Em um resort, você vai contar com recepção 24 horas, atendimento médico e serviço de governança ao dispor do hóspede, como troca de roupa de cama quando for solicitado, tal como lavanderia e passadeira.

Hotel Fazenda

Hotéis Fazendas visam a experiência com o campo, portanto, esse tipo de estabelecimento deve estar situado em aérea rural. É pré-requisito haver pomar, horta, flores e instalações de criação de animais típicos de uma fazenda.

Há alguns Hotéis Fazenda que oferecem atividades esportivas radicais ou de natureza, como trilhas, rapel, rafting etc. As atividades voltadas ao público infantil, como recreações também são comuns.

Pousadas

Esse tipo de estabelecimento tem a característica de ser mais intimista e aconchegante. A sua capacidade de hospedagem é de até 30 apartamentos.

Flat e Apart-hotel

São unidades habitacionais com dormitório, sala, banheiro e cozinha, o que oferece mais privacidade e autonomia ao hóspede. Esse tipo de estabelecimento também possui um bar e, em alguns casos, restaurante.

Agora que você já conhece alguns dos estabelecimentos hoteleiros os quais a RDC tem parceria, vamos aprender como escolher o mais apropriado às suas necessidades de viagem.

Como escolher o hotel para minha viagem?

Destino

Qual é seu destino? Essa é a primeira coisa a definir antes de sair para uma viagem. Vai ser praia, cidade, serra, campo? É pelo Brasil ou internacional? É próximo ou mais distante?

Já pensou no clima? Em determinadas épocas do ano, o destino pode ter mudanças consideráveis devido às mudanças de temperatura. Esse fator, influencia tanto na paisagem, quanto nas experiências que queira vivenciar no lugar.

O que quer fazer por lá? Antes de tudo vale uma pesquisa sobre o destino e as possibilidades de atrações e pontos turísticos que queira visitar.

Saber o destino já é um grande passo. Agora vamos para o próximo.

Tipo de viajante

Como já foi dito no texto, toda viagem é única. E isso implica também ao viajante. Nem toda experiência é válida para você, e esse fator é relevante ao escolher seu hotel. Por exemplo: você é do tipo que procura algo mais intimista ou gosta de conforto? Procura algo mais informal ou gosta de ser bem servido? Quer ter um tempo com a natureza, longe da rotina ou não vive fora das cidades?

Outro fator importante é saber quem é você neste contexto de viajante: é o explorador, que gosta de bater perna e descobrir cada cantinho da localidade, ou é a mãe de família que está preocupada com a alimentação e a diversão dos filhos pequenos, ao mesmo tempo que quer aproveitar a viagem?  Definir esse passo é crucial para garantir quais são as suas necessidades de viagem.

Tipo de Viagem

Já sabemos o destino, o tipo de viajante e agora é a vez do tipo de viagem.  Para ficar mais fácil, vamos determinar qual é o objetivo da sua viagem: passar um tempo com família, a trabalho, um fim de semana romântico a dois. Descobrindo esse objetivo, podemos escolher o hotel.

Características para a escolha do hotel

Bom, você já escolheu o seu próximo destino e sabe o que quer conhecer nele. Depois, descobriu que tipo de viajante é você e qual é o objetivo de sua viagem. Agora, vamos para o que interessa: o estabelecimento do hotel.

Lembra que a primeira parte do texto explicamos as diferenças entre os tipos de estabelecimentos hoteleiros, agora você vai entender como relacionar todas essas informações.

Para ser mais didático, propusemos uma divisão de tipos de destinos: praia, serra, natureza, cidade e histórico. Desta forma, a partir das características do local, vamos dando exemplos de resorts, hotéis e pousadas, e para quem seria ideal.

Destino Praia

Basicamente, quem procura por destinos praianos quer o famoso combo sol e calor. O verão é a estação mais celebrada e mais associada aos destinos de praia, contudo, deve-se ter atenção, pois é um período que coincidem férias escolares e feriados, o que podem aumentar o fluxo de pessoas nesses lugares.

Resort 

Para quem é ideal: Para viajantes que não querem se preocupar com alimentação e com a conta no final, que querem aproveitar piscina e praia privativa ou que tenha diversão e entretenimento para toda família.

 Para onde ir?

Transamérica Comandatuba (all-inclusive) – Una – BA

Uma ilha para você e sua família desfrutar seu momento de viagem. Muitas atividades ao ar livre para todas as idades e contato com a natureza. Há um espaço exclusivo para os pequenos, com atividades voltadas para natureza, esportes, oficinas de arte, teatrinhos dentre outras.

all inclusive será servido individualmente, com la carte exclusivo – tudo isso para garantir tanto o excelente serviço como também a segurança.

Costão do Santinho Resort All Inclusive – Florianópolis – SC

No Costão do Santinho, que também trabalha com sistema all inclusive, a atração natural também é cultural e muito educativa. Neste resort, você encontrará dois sítios arqueológicos no costão norte, a 200 e 800 metros da praia, com inscrições rupestres nas pedras, que promete encantar dos grandes aos pequenos.

Para as crianças, tem muitas atividades específicas para elas. Já para os adultos, tem um SPA para os momentos de relaxamento. Ah, não esquecendo que houve também adaptações para esse novo normal, em que as atividades ao ar livre foram priorizadas. Mas, isso nem é um problema, já que o local possui 1 milhão de metros quadrados com praia, dunas, parque ecológico, além da estrutura de piscinas.

Agora, é um Vip Inclusive com serviço personalizado e seguro para você e toda a sua família.

Hotel

Para quem é ideal: Para quem quer aproveitar a região e ter conforto na medida certa. Sair para conhecer os pontos turísticos, fazer roteiro de praia em praia e ainda aproveitar bons drinks e petiscos à beira da piscina.

Para onde ir?

Colonna Galápagos – Búzios – RJ

Para quem quer ficar pertinho do mar, esse hotel é uma boa pedida. A praia João Fernandinho é praticamente seu quintal, onde o hotel empresta cadeiras e guarda-sóis para você não ter o que se preocupar. Escolher esse hotel é interessante para quem quer aproveitar ao máximo a praia e a cidade de Búzio. Mas, atenção, como a região é elevada, há escadas de acesso, por essa razão esse estabelecimento hoteleiro é indicado para pessoas com fácil locomoção.

Pousada

Para quem é ideal: Um contato mais intimista, aconchegante e liberdade para aproveitar toda região, inclusive o hotel do modo que quiser. Ideal para casais que gostam de estar pertinho do mar e para viajantes que querem aprender mais sobre a cultura local.

Para onde ir?

Vila Kalango – Jericoacoara – CE

Se é charme que você quer, é charme que vai encontrar nessa pousada. O destino nem precisa de apresentações, já conhecido por ser um lugar que nos resta suspirar de tanta beleza. A pousada tem essa proposta de ser integrada à natureza e à comunidade local. O espaço tem um toque bem praiano, com serviço de SPA e pilates. Mente e corpo sãos para aproveitar sua estada da melhor maneira.

Destino serra

Falar de serra é associar à sua atmosfera charmosa e ao friozinho característico desse lugar. Também temos que mencionar a natureza, com as montanhas e suas vegetações, como à sua gastronomia, que só de lembrar dá água na boca.

Assim como os destinos de praia, as serras são influenciadas pelo clima, o qual atrai o turista em busca desse tipo de experiência. Dessa forma, é no inverno que a procura por esses lugares se torna mais latente, contudo, se quiser fugir do vuco-vuco da Alta Temporada, ainda dá para desfrutar de um friozinho em outras épocas.

Resort

Para quem é ideal: Para quem quer aproveitar a serra com toda a estrutura e serviço, e mesmo assim, aproveitar o que a cidade tem a oferecer.

 Wyndham Gramado Termas Resort & Spa – Gramado -RS

Para famílias grandes, esse é um resort que vai agradá-lo. Os apartamentos são grandes, cabendo até 04 pessoas. Outro ponto positivo é a sua localidade, ele fica a 07 km do centro de Gramado, então, você pode conciliar tanto a estrutura e serviço de um resort com os passeios indispensáveis para conhecer a cidade e sua região. Ah, sobre a alimentação, o regime é meia pensão, com café da manhã e jantar.

Hotel

Para quem é ideal? Para pessoas que buscam tranquilidade, ar puro e aconchego, com toda estrutura.

Bristol Vista Azul – Domingos Martins – ES

Em Domingos Martins, coladinho com a Pedra Azul, o Bristol Vista Azul é um hotel que oferece serviço de qualidade e entretenimento, tudo voltado para seu relaxamento. O café da manhã é bem avaliado pelos viajantes.

Pousada

Para quem é ideal? Para casais que querem aproveitar o friozinho da serra com um ar romântico.

Pousada Nacional Inn – Campos do Jordão – SP

Friozinho, charme, comida boa e aconchego? É isso que você encontra na Pousada Nacional Inn em Campos de Jordão.

Destino natureza/ campo

É quase um pleonasmo falar do Brasil sem citar sua natureza. Por seu um país continental, a sua flora e fauna são diversas, com uma grande variedade de biomas e muitas paisagens para você conferir. Tem rio, tem cerrado, tem montanha e também muita diversão com o ecoturismo.

Resort

Para quem é ideal? Para famílias em busca de atividades com a natureza e ainda conferir a natureza da redondeza.

Malai Manso Resort

Pensa em um oásis no meio do Mato Grosso. Sim, esse é o único Resort all inclusive do Centro-Oeste que oferece uma mega estrutura completa para você aproveitar cada segundo sem se preocupar com absolutamente nada. Além de ter fácil acesso, esse lugar está próximo à Chapada dos Guimarães.

Já ouviu falar de all nature inclusive? Pois bem, essa é uma tendência mundial do Turismo que tem como objetivo trazer a natureza para perto do hóspede de modo sustentável. Estamos falando do ecoturismo e todas as possibilidades que o contato com a natureza pode oferecer!

Hotel

Para quem é ideal: Para quem quer ter uma experiência no campo, com tranquilidade, sem deixar a diversão de lado.

 Hotel Fazenda São Lourenço – São Lourenço – MG

Comida mineira, cachoeiras, piscinas térmicas, lago com pedalinho. AH, dá até para fazer um churrasquinho e aproveitar o seu tempo da melhor maneira. Claro, tudo com a máxima proteção e segurança!

Tem atividades para todas as idades, de pesca a playground para as crianças. E, sim, você poderá ter a experiência do turismo rural com contato com animais.

Pousada

Para quem é ideal: Para jovens e quem quer aproveitar todo o agito do lugar, fazer todos os passeios e conhecer a comunidade local.

Mareia Pousada – Morro de São Paulo – BA

Essa pousada fica perto de tudo e de todos: restaurantes, bares, baladas, as atrações, e, claro, das famosas praias. Oferece um delicioso café da manhã típico da região para você ganhar energia para seu dia.

Destino Urbano

As cidades grandes ou históricas são recheadas de possibilidades de turismo. Tem museus, espetáculos, restaurantes, parques e as famosas compras. E o melhor, que esse tipo de destino é bom para qualquer idade e perfil.

Resort

Para quem é ideal: para quem procura estrutura de primeiro mundo cravado na cidade grande.

Vila Galé Rio de Janeiro – Rio de Janeiro – RJ

No bairro da Lapa, esse resort tem uma atmosfera diferente. De fato, ele conta muitas histórias e cultura, pois é um resultado de uma restauração de um palacete do século XIX e decoração inspirada no Samba.

A gastronomia não deixa a desejar, os bares também. E para quem tem na ponta da língua as canções de Vinícius de Moraes, tem um bar inspirado nesse grande poeta. Estar no Rio é viver tudo que ele tem a oferecer, e neste resort você vai viver bem mais!

Hotel

Para quem é ideal: Para quem bater perna e fazer compras.

Novotel Jaraguá – São Paulo – SP

Quando se fala em São Paulo, logo vem a imagem do caos organizado e do mar dos prédios. Esse hotel está no Centro de São Paulo e é ideal para quer aproveitar os pontos turísticos tradicionais e fazer compras na 25 de Março.

Bom Planejamento!