Como aproveitar melhor as experiências de mergulho pelo Brasil

Abençoado pela natureza, rico em opções onde a água é cristalina, o País é considerado um dos melhores lugares do planeta para a prática de mergulho. 

O Brasil é um País de dimensões continentais que possui mais de oito mil quilômetros de costa, banhada pelo Oceano Atlântico. Além da costa oceânica é possível aproveitar as milhares de ilhas que pertencem ao território brasileiro como por exemplo, Ilha Grande no estado do Rio de Janeiro e o arquipélago Fernando de Noronha, em Pernambuco.

O mergulho é uma das práticas esportivas mais conhecidas do mundo e para aproveitá-lo, de forma segura, é preciso alguns preparos que podem incluir pequenas instruções prévias e até um curso mais completo; tudo vai depender da modalidade de mergulho escolhida. O esporte reúne praticantes que o fazem para se livrar do estresse, ter mais contato com a natureza e contemplar as belezas que só é possível apreciar por completo embaixo d’água. Ainda há pessoas que mergulham em busca de adrenalina, já que alguns lugares podem ter como atração, a presença de animais como tubarões, enguias e até as tranquilas arraias, que só atacam se forem perturbadas.

Existem algumas formas de mergulho como o livre, que precisa de equipamentos menos complexos e com aparelho de respiração simples como o snorkel. O  snorkeling, que é um mergulho em apnéia, ou seja, é preciso prender a respiração, utilizar uma máscara como o snorkel e um par de nadadeiras, conhecidas popularmente como “pés de pato”. Além do mergulho autônomo, que envolve a submersão por completo e o auxílio de um equipamento com ar comprimido.

Top 5 lugares para mergulhar no Brasil

O Brasil é vasto em opções para esta prática esportiva e a seguir listamos cinco lugares onde o mergulho é uma atração imperdível.

Região de Bonito, Mato Grosso do Sul: é uma das melhores opções do mundo para mergulho em água doce. Conhecida pela transparência de suas águas e uma biodiversidade riquíssima, Bonito possui o Abismo de Anhumas, ideal para quem quer viver esta experiência de mergulho com cilindro para submergir. Lá é possível observar cones de calcário entre outras formações geológicas diversas. A Lagoa Misteriosa é conhecida pela alta visibilidade da água e por sua profundidade desconhecida e misteriosa. Ainda existe a opção mais famosa no Rio da Prata em que o cenário é colorido e deslumbrante.

Fernando de Noronha, Pernambuco: eleito por muitos como o melhor destino de mergulho do Brasil, o arquipélago possui mais de trinta pontos disponíveis para todos os níveis de complexidade da modalidade esportiva. A espetacular visibilidade, de até cinquenta metros de profundidade, facilita a observação da vida marinha e por estar longe da costa e no meio do oceano, é possível notar ainda mais variadas espécies de animais.

Ilha Grande, Rio de Janeiro: localizada na famosa costa verde brasileira, esta ilha localizada no município de Angra dos Reis, possui águas cristalinas em tons de verde esmeralda, ideais para apreciar a vida marinha. Lá é possível fazer a observação de estrelas-do-mar e peixes coloridos por meio do mergulho livre, mas é favorável para todas as outras modalidades, incluindo o autônomo.

Maragogi, Alagoas: conhecida como o “Caribe Brasileiro”, Maragogi ostenta piscinas naturais magníficas com água quentinha e relaxante. A forma mais famosa de mergulho é o livre com snorkel para observar peixinhos coloridos e bancos de corais diversos. Para quem busca diversão em águas mais profundas, basta ir aos “cabeços” que contam com naufrágio e a opção de mergulho noturno.

Ubatuba, São Paulo: com a maior costa do Estado de São Paulo, praticar mergulho em Ubatuba é desfrutar de uma das melhores experiências que a cidade oferece. Ao longo dos mais de 100 quilômetros é possível aproveitar mais de cinquenta pontos de mergulho distribuídos pelas belíssimas praias da costa e pelas diversas ilhas e suas águas transparentes. A cidade oferece uma variedade enorme de operadoras e escolas de mergulho onde é possível se especializar para realizar mergulhos autônomos.

Por onde começar?

Existem várias escolas e instrutores no País e para você que se interessou pelo destinos acima, listamos a seguir onde encontrar algumas escolas para que possa se preparar adequadamente para esta experiência inesquecível com toda tranquilidade e segurança necessária.

Bonito

Bonito Scuba: operadora de mergulho presente há 26 anos no mercado.

Lagoa Misteriosa: além de promover o mergulho com cilindro e flutuação, inclui experiência completa em uma das atrações mais inebriantes de Bonito.

H2O Ecoturismo: promove uma infinidade de serviços, inclusive passeios e mergulhos para crianças a partir de 10 anos. 

Fernando de Noronha

Noronha Diver: oferecem cursos avançados e até de flutuabilidade.

Atlantis Divers : realizam cursos de básicos, formação e até mergulhos noturnos.

Sea Paradise estão há mais de dezesseis anos no mercado oferecendo desde treinamento em terra, para os mais inexperientes até os mais avançados como o mergulho estendido.

Ilha Grande

Océanhá quase trinta anos capacita e forma mergulhadores. Possui certificação de entidade internacional de segurança no mergulho.

Aqua Marina: fornece formação com certificação PADI (Professional Association of Divers Instructors) e está no mercado há mais de 30 anos.

Nautilus Mergulho: oferecem instruções desde o primeiro mergulho até cursos mais avançados. 

Maragogi

Scubi Blue: reúne operadoras de todo o País para diversas modalidades.

Pro-Dive Mergulho: possuem cursos desde os dedicados à recreação até os profissionais.

Ikigai Experience: oferecem um serviço dedicado aos mergulhadores iniciantes.

Ubatuba

Scubatuba: desde 2002 oferece treinamento que forma o aluno desde o básico até o nível instrutor.

Omnimare: possuem desde cursos de variados níveis até viagens de mergulho.

Ocean Explorers Dive: oferecem cursos diversos até noturno.